05 janeiro 2015

Mentirosos

Escrito por E. Lockhart, Mentirosos é daqueles livros que você termina de ler e tem vontade de falar sobre ele pra todo mundo! Ganhei o livro num sorteio do Skoob, me empolguei e fui fazer minha última leitura de 2014.


Mentirosos conta a história da família Sinclair, uma família tradicional, abastada e aparentemente perfeita. É contado em primeira pessoa por Cadence Sinclair, a neta primogênita e principal herdeira. O livro é dividido em partes e ao todo tem cinco. Na primeira parte, achei o livro meio estranho, com a história meio fraquinha. O motivo é que eu não estava acostumada a um livro escrito assim. Ele tem um pouco de poesia, assim como metáforas em todo o seu conteúdo. A autora, que é formada em literatura inglesa, não só escreveu uma história para seu livro, mas foi bastante inteligente ao usar perfeitamente metáforas e adicionar mais de um significado às frases num livro todo escrito em prosa. Além de ser bem escrito, a tradução também é perfeita, sem erros, e espaçamentos adequados.
A partir da parte dois, que foi a parte que comecei a me contextualizar, comecei a entender a história, mas ainda não conseguia enxergar mistério algum.
Mas para ajudar a se situar, no começo do livro tem uma árvore genealógica da família Sinclair, e também um mapa da ilha particular, com as casas onde cada família vive.




A capa do livro é simples, bonita e conversa perfeitamente com a história, com 4 adolescentes da família apelidados de mentirosos. Mas o porquê de eles serem chamados assim, o leitor terá de descobrir com as "pistas" e a história do livro - isso é o melhor que há nele, você precisa descobrir o porquê das coisas sozinho, sem precisar de uma explicação.


Esse livro foi o primeiro que, assim que terminei de lê-lo, entrei imediatamente num fórum online para discutir e trocar ideias com outras pessoas que também leram ele. Gostei de outros livros mais do que gostei dele, mas no fim dele, há uma notinha incentivando você a participar do fórum.
E mais uma vez: dá muita vontade de falar pro mundo todo.


Merece 5 estrelas pela inteligência com que ele foi escrito.

"Mentirosos" é da editora Seguinte e tem 271 páginas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário